terça-feira, 27 de maio de 2008

A RELAÇÃO DO SER DE DEUS E SEUS ATRIBUTOS


INTRODUÇÃO


Compreende-se o ser de Deus e sua relação com seus atributos com base numa pesquisa analítica-descritiva, revelada em sua relação com sua criação, e não com base numa pesquisa genético-sintética. Portanto não se pode dar uma definição plena ou absoluta da essência de Deus, isto é impossível. Nem tão pouco traçarmos uma constituição de Deus de forma como podemos fazer com o ser humano na biologia e em outras ciências. Portanto o que se pode conhecer Dele é parcial e relativo manifesto em seus atributos



DESENVOLVIMENTO



Temos uma indicação da essência de Deus no que Ele mesmo revelou a nós dizendo de si mesmo “Eu sou o que sou”, ou seja, Yavé (Êxodo 3.14). Este nome é em hebraico יהוה (YHWH), que de acordo com a tradição judaica é a terceira pessoa do imperfeito no singular do verbo ser. Com esta declaração Deus se revelou como auto-existente, sendo Ele mesmo absolutamente independente como Deus soberano e vivente. Cristo também nos deu uma indicação mais consistente da essencia do Pai em João 4.24. “Deus é espírito e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. Portanto Deus é um ser espiritual.Mas para compreendermos o que se pode compreender em nossa limitação humana sobre o Ser de Deus é necessário conhecermos os seus atributos que são revelados em sua relação com suas criaturas. É impossível definirmos a essência de Deus mediante a definição de sua constituição interna, nem muito menos do que Ele é composto ou constituido, Deus é alto, profundo e infinito demais para que tenhamos um conhecimento pleno de sua pessoa. Só conhecemos a Deus na medida em que Ele se relaciona com o homem, manifestando os seus atributos. Não é possível dar uma definição completa ou termos um conhecimento baseado numa descrição plena e completa da pessoa de Deus, pois o finito nã pode compreender o infinito.Há duas posições extremas que devemos evitar, uma de que Deus mesmo em sua infinitude e profundade pode ser plenamente comprensível, e outra de que não podemos ter nenhum conhecimento de Ser de Deus. Nenhuma das duas posições são coerentes. O que podemos ter é uma compreenção relativa e parcial do Ser divino, no que tange ao que se revelou ao homem pelos seus atributos.

Todos os atributos de Deus estão em perfeita harmonia, não sendo um mais elevado que o outro. Os atributos de Deus não são diversas partes que compõem sua essência, pois Deus não é semelhante ao homem que é composto de várias partes. A essência de Deus é identica aos seus atributos. Deus não só tem amor, justiça e sabedoria, Ele também é amor, justiça e sabedoria. A essência divina não pode ser separada dos atributos divinos. Os atributos não são componentes adicionais ao Ser de Deus, mas sim a revelação de Seu Ser divino em relação com os homens no que tange ao que Ele é em si mesmo. Deus é o seus atributos.


CONCLUSÃO


Concluímos ser impossível uma descrição exaustiva e completa do Ser divino, ou chegarmos a um conhecimento pleno de sua Pessoa, mas que, todavia podemos conhecer o Ser de Deus através dos seus atributos revelados a humanidade. O que importa para o crente são sua comunhão e o desfrute das bênçãos de Deus através de sua relação com Ele.

Nenhum comentário: