terça-feira, 27 de maio de 2008

A EXISTÊNCIA DO INFERNO



INFERNO


Lugar e estado de castigo em que os perdidos estão eternamente separados de DeusMt 18.8-9; 25.46; Lc 16. 19-31; 2Ped 2.4; Ap 20.14Inferno no NT, traduz as palavras hades(uma vez) e geena, hinom e Sheol.Lugar de castigo para os mortos. Todas essas palavras no original possuem o mesmo significado. Também pode ser traduzido como sepultamento natural como podem indicar a morada dos mortos em seu estado de existência espiritual.



Relação entre Inferno e Sepultura


Antes de tudo um lugar destinado aos ímpios e pecadores de todas as nações, Sl 9.17. Se fosse apenas um estado natural de morte e sepultamento no sentido literal, seria injusto da parte de Deus que o justo compartilhasse da mesma desgraça com o ímpio.A morte e o inferno não são exatamente a mesma coisa, a morte é o passo que o ímpio da em direção a dimensão do inferno Pv 5.5.Muitas vezes a morte e sepultura estão relacionadas ao inferno, como se desse a entender que o inferno não passa de um estado de inexistência ou um simples sepultamento de um cadáver (Jó 26.6; Pv 15.11), mas a Bíblia nos dá evidencias claras de que ambos estão co-relacionados (Os 13.14) quando se trata da morte de um ímpio, que após a morte física será encaminhado para uma dimensão de tormentos. Porém a passagem de Isaías 14:15, é clara quando revela que Lúcifer será levado a cova ou sepultura, ao mais profundo abismo, mostrando-nos a evidencia de que a cova também pode ser traduzida num sentido espiritual como sendo um estágio de morte não somente física, mas uma condenação e afastamento de Deus em uma dimensão destinada a esse fim, ou seja, Satanás é um espírito, e espíritos não deixam de existir ou entram em decomposição como um corpo sepultado.


É lugar de fogo, ardência, chamas, choro e ranger de dentes (Mateus 5.22; Lucas 13.28).“As portas do inferno”, ou seja, a dimensão, reino e morada dos demônios não prevalecerão contra a Igreja de Cristo. Neste caso o inferno pode ser também traduzido como o reino cósmico do diabo e seus anjos. (Mateus 16.18.)Somos advertidos e podemos evitar esse lugar (Mateus 18.9; Lucas 12.5 e Lucas 13.24).


Inferno lugar de tormentos na parábola do rico e Lazáro (Lucas 16. 19-31).Em primeiro lugar vamos compreender o significado do termo “parábola”, e sua finalidade na construção de um pensamento ou tese.Segundo o dicionário bíblico da sociedade bíblica do Brasil, o termo é definido como sendo geralmente história curta, e às vezes, comparação, baseada em fatos reais com o fim de ensinar as lições de sabedoria, de moral ou de religião. O dicionário Aurélio da língua português define: “Narração alegórica na qual o conjunto de elementos evoca outra realidade de ordem superior”.Ou seja, a parábola nos serve de base doutrinária para defender uma verdade existente, principalmente quando se tratam das parábolas dos evangelhos, narradas pelo próprio Cristo.A parábola do rico e Lázaro revela uma realidade espiritual inevitável após a morte. Cristo no trás a revelação dessa realidade.Versículo 22, os anjos estão encarregados de levarem a alma do justo direto ao seio de Abraão, paraíso onde estão as almas dos justos, como o próprio Abraão.Versículo 23, o ímpio vai direto após seu sepultamento ao inferno retratado como um lugar de tormento.Versículo 24, lugar de chamas.Versículo 26, o inferno constitui-se num abismo onde os mortos não podem retornar ao mundo dos vivos, o que nos dá base para refutarmos a doutrina espírita.



O Lago de Fogo em Apocalipse 20.11-14 e 21.8.


Também chamado de a segunda morte é o lugar onde todos os seres espirituais, tanto homens como anjos caídos serão lançados após o grande julgamento universal, que somente ocorrerá no juízo final.“... a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo”... Ou seja, o inferno não é exatamente o lago de fogo, é o lugar de habitação atual da alma dos ímpios ou o conjunto de componentes que se encontram nesse lugar. Aqui temos uma figura de linguagem, a metonímia, a parte pelo todo. Ou seja, não é a dimensão que será lançada no lago de fogo, mas seus elementos que lá se encontram atualmente.



O paraíso lugar dos justos


Então disse: Senhor lembra-te de mim quando entrares no teu reino.Repondeu-lhe Jesus:Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraísoMateus 23.42,43.Temos aqui uma revelação clara, do destino imediato da alma do justo. Pois Cristo afirma com verdadeira veemência: “Hoje estarás comigo no paraíso”. O tempo é hoje, o momento imediato, após a morte, experiência da qual passou o ladrão da cruz, aquele que creu na obra redentora, naquele momento crucial do qual Cristo estava passando.O apostolo Paulo, passou pela experiência de transcender em vida até este lugar (2 Co 12.2-4).



A ressurreição dos ímpios e justos


Os que fizeram o bem sairão para ressurreição da vida, e os que praticaram o mal, para a ressurreição da condenação. João 5.29. Como a Bíblia não se contradiz, cremos que da mesma forma que os que estão no inferno, voltarão em corpos transformados, para a ressurreição da condenação, com o fim de serem lançados no lago de fogo, como também acreditamos ser os justos ressuscitados em um corpo glorificado após estarem um tempo no paraíso para a ressurreição da vida do qual os destinará a morada na nova Jerusalém (Ap 21.9-27). Ou juntamos como num quebra cabeça todos os textos e contextos bíblicos ou cairemos no erro de criar doutrinas baseadas em versículos isolados dos quais julgamos dar base ao que queremos crer.

Nenhum comentário: