quarta-feira, 28 de maio de 2008

O sentido da vida na teoria de Viktor Frankl

Introdução



A logoterapia nasceu nos anos em que Viktor Frankl vivenciou os horrores dos campos de concentração nazista. Onde pode observar o comportamento dos prisioneiros do campo ante o sofrimento desumano a que eram submetidos. Dali pode distinguir, as motivações e força psiconoéticas, que levavam alguns a auto-transcenderem e enfrentar com dignidade todos os terrores impostos por seus carrascos.



DESENVOVIMENTO



Frankl refutou a idéia de Freud de que a exigencia fundamental do homem para a resolução das suas neuroses psiquicas consistia na realização do prazer ou emanicipaçãos sexual. Para Frankl o homem era contudo um ser frustrado de sentido.O caminho da cura para suas neuroses consiste em encontrar um sentido para sua vida. Um objetivo na vida, que de ao paciente motivação para continuar existindo.A terapia pode ser baseada na seguinte pergunta:Que é que eu devo fazer e que não pode ser feito por ninguém, absolutamente ninguém exceto eu mesmo?



Valores



Todos somos dotados de valores, e muitas vezes esses valores são adquiridos pelo meio que nascemos ou vivemos, sendo que alguns podem ser aprendidos com o passar do tempo de acordo com nossa busca e escolha individual.Para Frankl o sentido da vida pode ser alcançado pela realização de ações oriundas desses valores.


Auto – transcendencia



Todo ser humano pode superar as adversidades da vida, se auto-transcendendo, resurgindo das cinzas como na mitologia da ave fenix. É o ideal a ser alcançado, a fé religiosa oriunda de nossa dimensão noetica, a missão a ser cumprida na vida que gera essa transcendencia no ser humano.



Liberdade



Por libertadade compreendemos ser o homem dotado de livre-arbitrio, o que lhe dota de uma capacidade de escolha do “ser”(seu modo de vida) sem contudo deixar-se ser influenciado ou receber imposição do “estar”(ambiente em que se encontra).



Responsablidade



Todos somos dotados de uma consciencia critica, de um discernimento do certo e do errado, um senso de responsabilidade. Quando somos conscientes desse senso de responsabilidade e o assumimos em lugar de projetar nossas atitudes nos outros, passamos a dar um passo significativo rumo a cura das neuroses.


Supra-Sentido



Segundo a logoterapia a vida tem um supra-sentido que excede e ultrapassa toda e qualquer compreensão intelectual do ser humano. Esse supra-sentido pode ser bem exemplificado na fé religiosa, onde as pessoas confiam naquilo que não vêem ou compreendem e esperam por um futuro do qual não tem provas que possa existir. Esse princípio, muitas vezes, impulsionam e dão forças às pessoas para superar as adversidades.


Dimensão noética



É o lado espiritual do homem, sua essência interior, não sendo religião ou dogmatismos, mas sim uma consciência viva interior, capaz de transcender através de seu livre-arbítrio. Homem é muito mais que um mero ser biológico ou uma psique como prega o niilismo.


Unicidade



Somos únicos em nós mesmos, seres indivisíveis, cada qual com uma identidade própria, com sua própria história e com capacidade de somar algo novo a cada um individuo com que nos relacionamos.



Visão de Frankl sobre o sofrimento humano


Viktor Frankl conheceu de perto e experimentou os horrores do campo de concentração nazista. Nesse tempo pode observar que os que mais tinham disposição para viver, e possuíam autocontrole emocional, eram aqueles que tinham em vista um objetivo a ser alcançado, um senso de dever, que poderia ser uma causa política, uma fé religiosa, um desejo forte motivado pelo amor em reencontrar a pessoa amada. Esses eram capazes de se auto-transcender, se recriar, renascer das cinzas, superar com dignidade as mazelas do sofrimento. “A verdade de que o amor é o derradeiro e mais alto objetivo a que o homem pode aspirar”. Viktor Frankl.



Conclusão


Na logoterapia o indivíduo somente consegue enxergar as suas frustações e neuroses quando ele se distancia da situação em que está inserido, e sair da angústia do vazio existêncial a partir da autotranscendência. As técnicas logoterápicas se baseiam na decisão racional de antagonizar com o seu condicionamento psiconoético.


FOTO DE VIKTOR FRANKL, PAI DA LOGOTERAPIA



Nenhum comentário: