sábado, 31 de maio de 2008

Papel do Homem/ Marido na Família da Aliança.


PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. O que você entende da frase “pais workaholicos”? Pode-se referir às mães com o mesmo termo?

São pais viciados em trabalho, que não dão à atenção e o tempo necessário a sua família devido à sobrecarga de trabalho e compromissos. Também podendo ser aplicado as mães, quando as mesmas se preocupam em demasiado com sua carreira, profissão e trabalho, esquecendo de exercer seu papel de mãe.

2. Explique o que um autor quis dizer quando escreveu que a falta de pai é uma das tendências mais destrutivas da nossa geração(pág 60).

A ausência da figura do pai, trás efeitos de desequilíbrio familiar que podem ser refletidos na igreja e na escola.

3. Um Pai pode realmente esperar ser à semelhança de Deus em seu amor e cuidado para com a sua família?

“... Assim como Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela”. Ef 5:24b, o pai deve se espelhar nesse exemplo, sendo ele a semelhança de Deus em seu lar.

4. Explique o que Paulo quis dizer quando escreveu que o marido é o cabeça da mulher. (Ef 5:23).

O homem está habilitado por Deus para exercer seu papel de liderança e autoridade na semelhança de Cristo em amor e cuidado por sua igreja.

5. É papel do marido iniciar e manter a relação de amor no casamento?

Sim. O homem deve imitar e seguir o exemplo de Deus que iniciou seu relacionamento e aliança com a humanidade. Deus deu ordem ao homem, para que esse deixar pai e mãe juntando-se a uma mulher (Gn 2:24), com também as escrituras em Ef 5:25 e Cl 3:19, ordena ao homem que tome a iniciativa de amar sua mulher.


6. Um marido pode exercer autoridade sem ser acusado de patriarcalismo ou de se colocar acima da esposa?

Deus convocou o homem para isto, para exercer seu papel de liderança na família, com a responsabilidade de amar, exercer autoridade, demonstrar sua capacidade de liderar e prover, não com o intuito de mostrar superioridade em relação à mulher, pois ambos são criados imagem de Deus e espelham Deus, mas na questão de terem tarefas diferentes comissionadas por Deus. O homem foi à matéria prima da mulher.

Nenhum comentário: