sábado, 31 de maio de 2008

PACTOR FAMILIAR


PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. Você estuda os personagens bíblicos? Por quê? Eles são no geral, bons exemplos?

O estudo dos personagens bíblicos nos fornece grandes lições dentro de uma perspectiva exemplarista no que concerne a evitarmos seus erros e imitar seus acertos, mas no geral eles não são bons exemplos no que tange aos seus desvios de conduta dentro dos propósitos de Deus, principalmente neste nosso estudo sobre a família da aliança.

2. Que conselho pode ser dado a líderes espirituais cujos filhos e filhas não andam com o Senhor?

Aconselho a buscar na Bíblia as bases doutrinárias para ensina-las aos seus filhos, seguido de constante oração intercessória, muita paciência, sabedoria e amor para lhe dar com eles.

3. Os líderes podem aprender a partir de suas próprias experiências e também das de outras pessoas?

Pode. Todos podem de alguma forma tirar grandes lições dos fatos ocorridos no decurso de sua história, como também a observância dos erros e acertos de outras pessoas. O tempo nos faz amadurecer, quando encaramos os fatos da vida como exercício de aprendizado.

4. Os crentes podem aprender com os não crentes a respeito da família ideal?

Somente as Sagradas Escrituras nos revela pelo Espírito Santo a vontade e o projeto ideal de Deus para a família. Portanto, aqueles que estão distante da vontade e destituídos da graça de Deus não possuem gabarito para esta santa comissão.

5. A Bíblia realmente apresenta um padrão e guia para a família?

Absolutamente. A Bíblia é o manual do fabricante (Deus), e como tal, possuí todas as instruções para a manutenção da qualidade de vida de suas criaturas.

6. O tempo da Bíblia é restrito? Ela traz uma mensagem clara e revelada para a vida familiar? Você quer conhecer esta mensagem?

A Bíblia não está limitada ao tempo, seus ensinos continuam sendo totalmente aplicáveis aos nossos dias como foi em tempos remotos. Sua mensagem é clara como a luz do dia, contendo toda revelação necessária dos desígnios de Deus para uma melhor qualidade de vida familiar. Por isso e muito mais, desejo conhecer essa mensagem.

7. O que você acha da visão de que a família tradicional é burguesa, significando que ela não é nem aristocrática nem parte das camadas mais baixas da sociedade?

Clapp, o formulador dessa teoria analisou a sociedade familiar apenas numa perspectiva meramente norte americana e ocidental, fornecendo bases superficiais neste assunto. Já Bronislaw Malinovsk, ao conviver e estudar saciedades tribais chegou à conclusão de que existe pouca diferença no campo familiar em comparação com as famílias mais civilizadas, onde em ambas se observam pais e filhos compartilhando campo, casa, comida e vida.

8. Os fatores econômicos na vida nos ajudam a saber como definir ou descrever a família?

Não são os fatores econômicos que definem ou descrevem a família, mas sim as ligações entre os membros de uma sociedade familiar, onde esses mesmos compartilham os interesses da vida e se ajudam mutuamente.

9. O que você entende pela palavra “Aliança”?

Entendo como sendo um pacto de juramento contendo termos para ambas as partes, onde tudo deve ser baseado na fidelidade e reciprocidade mutua.

10. Com que freqüência você pensa na vida como aliança?

Quando reflito sobre meu relacionamento com Deus, a família e a igreja. Nisso está a grande responsabilidade de ser fiel aos princípios da aliança que Deus me tem ensinado para a manutenção de uma boa convivência.

11. O que quer dizer quando se ouve falar do casamento como uma aliança?

Como um pacto de amor, ajuda, e unidade entre os conjugues no propósito de serem fiéis um ao outro.

6.Defina sua idéia básica do que seja família.

Um clã, formado por indivíduos com ligações sangüíneas, ou emocionais, tendo em si a prática da mutua proteção e fraternidade entre todos os seus membros.

Nenhum comentário: