sábado, 31 de maio de 2008

O Casamento é uma aliança


PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. Como você, em regra geral, pensa no casamento?

Penso como sendo um elo inquebrável, uma aliança que deve perdurar até a morte de um dos conjugues. A união física e sentimental entre o homem e a mulher no propósito de estabelecerem uma família dentro dos padrões de Deus.

2. A abolição do casamento traria avanços à liberdade humana?

A abolição do casamento destruiria o que conhecemos como base de uma sociedade “a família”. Seria um ato de rebelião do homem contra seu Criador, que estabeleceu a ordem do homem se juntar a uma mulher, procriar, constituindo uma família. A humanidade se tornaria desajustada, infeliz, indiferente. Essa desordem e vazio causado pela abolição do casamento não trariam ao homem à liberdade e o avanço sócio-cultural, mas o faria escravo de uma vida libertina, promiscua e sem compromisso.

3. O casamento tem um aspecto legal?

Se assim o for, se o casamento é desfeito, a lei é quebrada?Por envolver um contrato formal por ambas as partes perante um juiz, o casamento constitui seu aspecto legal. Se houver separação a lei contratual não é quebrada, pois o marido terá ainda que assumir determinadas responsabilidades assistências a sua ex-esposa e filhos.

4. Você pensa no casamento como uma cola?

O casamento é uma cola da qual ambos, marido e mulher estão ligados numa relação de entrega e submissão, de cumplicidade, amor que cuida e zela, fidelidade as promessas feitas, a abertura de mão da vontade individual em prol da conjugal, uma parceria, união de corpos e mentes, levando Deus para a relação no que tange a satisfação de sua vontade na procriação e estabelecimento de uma célula familiar.

5. Como o casamento simboliza o relacionamento de Deus para com aqueles que nele crêem?

Quando Deus nos fez a sua imagem, estabeleceu ali conosco uma aliança, de compartilhar com o homem, sua autoridade sobre a criação, de se relacionar com o homem como seu amigo e companheiro. Quando nos entregamos a Deus, uma aliança de amor, salvação e bem-aventuranças é estabelecida por Deus em Cristo e selada pelo Espírito Santo. Da mesma forma que, estamos ligados a um laço matrimonial, estamos ligados a Deus em um laço de amor e misericórdia

.6. Por que não é sábio para um crente casar-se com um não-crente?

Porque além de contrariar a palavra de Deus em Deuteronômio 7, trás consigo uma incompatibilidade de propósitos, estilos de vida, visão espiritual e etc. Pode o crente receber influencias negativas do incrédulo, e ter todo seu modo de vida santo comprometido, além de formar um lar com propósitos divididos, trazendo desordem familiar.

Nenhum comentário: