quinta-feira, 29 de maio de 2008

O EVANGELHO REVELADO AOS ABORIGENES


INTRODUÇÃO


Na Irian Ocidental, ou Irian Jaya, antiga Nova Guiné Holandesa, habita os sawis. um povo dividido em diversas tribos, num total de quatrocentas. Os sawis tinham uma cultura singular e estranha recheada de costumes bárbaros, dos quais deixariam estarrecidos quaisquer povos do mundo civilizado. Esses aborígines eram implacáveis antropófagos, caçadores de cabeça, e mantinham uma diabólica tradição do culto da traição, o tuwi assonai man, que exaltava como herói de sagas contadas ao redor da fogueira, em celebrações, a história dos guerreiros que de forma maquiavélica e sagaz, conseguiram enganar seus inimigos com falsas cortesias e propostas de paz, cevando seus inimigos com amizade. Depois os matando de forma lenta de cruel, do qual tanto mulheres como crianças participavam festivos dessa tradição bárbara. Em seguida após a morte da vítima, seu corpo era esquartejado e consumido como alimento pelos seus algozes. Um show de selvageria.Diante desse contexto cultural estarrecedor, e geograficamente desafiador por uma selva quente e desconhecida e isolada do mundo civilizado, acredito que mais uma vez Deus fazia uma pergunta da qual a milhares de anos Ele havia feito: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós?”. Então, um casal de missionários, tocados pela brasa viva do chamado do Senhor, arde com fervor missionário em seus corações, numa convicta e unânime reposta de: “Eis-nos aqui, envia-nos a nós.


DESENVOLVIMENTO

Em meado de 1962, um casal de missionários do Canadá, Don Richardson e sua esposa Carol, com seu pequeno filho Stepheson da RBMU (União Missionária Para Regiões Distantes). Atenderam ao chamado do Senhor, indo morar entre os povos sawis, com o desafio de confrontar o evangelho de paz, salvação e amor, com milênios de violência, crueldade e espiritismo. No início encontraram grande dificuldade de implantar o evangelho dentro de uma cultura completamente controversa aos princípios de cristãos morais e éticos. Como pregar a Cristo numa cultura que provavelmente iria considerar Judas como herói por ser esse um personagem que tem paralelos com a cultura do twi assonai man?. Mas Deus os surpreendeu, mostrando que deixara em cada cultura, uma brecha de abertura para a entrada eficaz de sua mensagem. Durante séculos Deus providenciou e preparou o caminho para que pudéssemos levar com poder e eficácia a sua palavra a todos o povos da Terra. Diante do clima de hostilidade entre as tribos, Don Richardson tenta apaziguar ambas as tribos em clima de confronto. Então o missionário observa um segundo pilar da tradição sawi: o Tarop, “a criança da paz”. Somente dessa forma, poderiam as tribos celebrarem uma paz sincera sem recorrer ao recurso da traição waness. As crianças de ambas as tribos eram trocadas, passando a serem criadas como filhos legítimos pela tribo que a adotou. Enquanto a criança vivesse, a paz subsistiria.Nessa oportunidade de ouro, Don, traça um paralelo com o plano de Deus, de oferecer, a criança da paz, Cristo, seu único Filho, com o intuito de estabelecer a paz com todos os homens que em seu coração aceitarem seu infalível tarop. Também é encontrado no ritual funerário do remon, uma porta de acesso para o evangelho. O remon evocava a necessidade de uma renovação da vida do morto, o que Don explicou ser uma garantia que todo sawi e todo homem da Terra, teria na etapa de sua regeneraçã o espiritual e a alcançaria por fim num novo corpo glorificado pela ressurreição. Cristo além de ser o nosso Tarop, também é nosso Remon.


CONCLUSÃO


Não há barreiras culturais que tornem impossível a pregação do evangelho. Deus deixou seu testemunho em todos os povos, bem como brechas para a penetração do evangelho. Em toda história da humanidade, Deus havia providenciado o caminho de passagem para a entrada triunfal de Cristo em todas as tribos e nações.Temos alguns exemplos bíblicos como Paulo pregando aos atenienses sobre o Deus desconhecido, João Batista pregando o Cordeiro de Deus e João falando aos gregos ser Cristo o Logos.

Nenhum comentário: