quarta-feira, 28 de maio de 2008

EXISTÊNCIA DE DEUS PERGUNTAS E RESPOSTAS


EXECÍCIO Nº 1

1.Qual a diferença ente “conteúdo geral” e “público geral”?

a)Conteúdo Geral.A natureza possui o conteúdo geral revelador de Deus e de seus atributos morais a todos os povos da terra. Esse conteúdo gera uma consciência universal de que existe um Deus supremo e criador de todas as coisas revelado através de sua criação. Porém essa revelação não é plena e é insuficiente para revelar o caráter redentor e o plano salvivico de Deus para a humanidade. Somente as Escrituras podem revelar seus desígnios de salvação e nos proporcionar um conhecimento mais profundo e abrangente de seus atributos. Portanto o conteúdo geral abrange todo conhecimento de Deus revelado.

b)Público Geral.Diariamente nos é revelado a existência de Deus, seu poder e sua divindade se reconhecem claramente através de sua criação, que constantemente reflete sua grandeza e proclama sua glória desde os céus. Esse conteúdo é público e geral a todos os povos da terra.

2. Que argumentos o autor usa para combater a idéia da natureza como “mãe”?

A natureza por si só, não pode produzir vida, nada acontece por obra do acaso. O acaso não tem consciência individual assim como a natureza por si só também não a tem, portanto o que não possuí uma consciência de sua existência não pode produzir vida inteligente como a vida humana, nem tão pouco produzir uma biodiversidade com leis naturais sistematizadas. Somente um ser auto-existente e consciente pode produzir tudo o que existe. Vida gera vida e vida consciente gera vida consciente

3. Qual diferença entre ateísmo e agnosticismo?

O ateísmo nega claramente a existência de Deus e milita contra toda forma de expressão religiosa que o proclama como Ser real. O agnosticismo deixa essa questão em aberto, afirmando que não há prova suficiente para provar sua existência. Ambos é uma negação de Deus, e é nociva a humanidade.

4. Que revelações sobre o caráter e a natureza de Deus podem ser observadas nanatureza?

Segundo Salmos 19.1, Deus é revelado como Deus glorioso e criador. Seu caráter benevolente e generoso é manifestado através do envio das chuvas e estações frutíferas. Ver Atos 14.17. Todo seu eterno poder, atributos, divindade e ate seu caráter moral santo é manifesto através da criação e da consciência da lei gregária presente em todos os povos. Ver Romanos 1.18-21 e 2.14-16.

5. Há alguma forma convincente de tentarmos explicar a origem da vida e de todas as coisas criadas excluindo completamente a existência de Deus? Por quê?

Seria um tanto irracional e grosseiro dissociar o criador de sua criação, atribuindo a criação a obra de um mero acaso ou acidente como proposto pelos céticos na teoria do Big Ben. Tudo o que existe está sujeito a leis naturais sistematizadas, como se fosse uma grande máquina funcionando através de engrenagens. Tudo no universo tem seu propósito e a biodiversidade vive em plena sintonia e dependência mutua. Portanto somente um Ser com inteligência e criatividade pode trazer a existência tanta maravilha.

6. Certas pessoas ouvem a pregação da Palavra de Deus por muitos anos sem nenhuma reação diante de suas verdades. Permanece indiferente a tudo o que diz respeito a Deus e às coisas santas. Mas, no momento em que se convertem tudo aquilo que sempre ouviram com indiferença passa a fazer sentido para eles e de repente sua atenção é despertada. O que aconteceu com essas pessoas que chagam até mesmo a dizer: “Como é que eu não compreendi isso antes?”.

Tais pessoas receberam uma revelação especial e especifica de Deus mediante o Espírito Santo. Seus olhos espirituais lhes foram abertos com fim de enxergar as verdades do Evangelho. (Rm 8.16; I Co 2.6-16 e II Co 4.4).

EXERCÍCIO Nº II

1.Como a natureza é instrumento para a revelação geral mediada de Deus?

No momento em que ele é um meio de revelação da existência de Deus, no que tange a proclamação de sua glória, atributos e divindade.

2.Onde é que Deus implantou o senso inato de si mesmo nos seres humanos?

Em nossa mente ou coração Deus implantou o senso de sua existência assim como de seu juízo moral.

3. Que fato confirma a natureza religiosa da humanidade?

A presente manifestação cultural religiosa das crenças em todos os povos da terra, e da incessante procura do homem por contato com o mundo espiritual, mostra desde os primórdios de seu historia seu caráter religioso.

4. Se toda humanidade tem a lei de Deus gravada em seus corações, porque nem todos obedecem a esta lei?

Devido ao seu estado de queda e morte espiritual, o homem não liberto pela graça, não consegue obedecer ao seu senso moral da sua própria consciência, e nem tão pouco a lei de Deus escrita.

5. É possível pessoas não terem o conhecimento da Palavra de Deus e mesmo assim levarem vidas honestas e íntegras, em relação aos padrões dos homens?

Devido à existência da lei moral universal presente na consciência de cada homem, é possível ao pecador ter uma relativa conduta moral exemplar, porém continua sendo um pecador necessitado do perdão e da misericórdia de Deus.

6. A revelação de Deus através da natureza é suficiente para a salvação de alguém?(1.18-23).

A natureza é suficiente para revelar a existência de Deus, mas insuficiente para revelar a salvação, pois a mesma só é revelada através da revelação especial e especifica das Escrituras.

7. A consciência humana funciona como um indicador da existência de Deus? Por quê?

Em nossa alma sentimos a necessidade de uma busca por algo que transcende a esse mundo físico, uma busca de Deus, mesmo que de forma errada como o faz a maioria das pessoas através de crenças pagãs e distorcidas. Mesmo aqueles que ignoram sua existência, no momento de grande aflição buscam por Deus. Essa atitude revela a consciência de Deus existente no homem.

Nenhum comentário: