terça-feira, 4 de novembro de 2008

O SIMBOLISMO DO TABERNÁCULO

A CERCA : Havia uma cerca com 60 colunas de bronze, do qual a congregação dos filhos de Israel estavam separados. Isto significa a separação de Deus dos pecadores, devido a sua santidade (Êxodo 38.10-15,19.31; Isaías 59.2).

O PORTÃO DO ÁTRIO : Suas quatro colunas representavam a Terra e a sua plenitude pela sua numerologia, ou seja, os quatro cantos da Terra, pois todos teriam a oportunidade de se chegar a Deus (Jo 3.16). As cortinas representadas por suas respectivas cores apontavam para os quatro aspectos da messianidade de Cristo revelada nos quatro evangelhos sinóticos.

A cor púrpura significa a realeza de Cristo conforme a profecia de Zacarias 9.9, onde o evangelista Mateus começa seu livro provando sua linhagem real da casa de Davi, e que por 14 vezes o chama de Filho deste mesmo rei Davi.

A cor carmesim, a cor do sangue nos aponta a revelação do servo sofredor, o Cristo que veio para morrer na cruz segundo Isaías 53. Este evangelho não nos relata a sua genealogia devida enfatizar seu aspecto do Messias servo que veio para servir.

O linho branco. Aponta-nos para a revelação do Messias em seu caráter justo. É o evangelho de Lucas, o evangelho do Filho do homem.

A cor azul nos revela o caráter celestial do Messias, como o Filho de Deus pré-existente, o verbo divino que é o próprio Deus manifestado em sua encarnação tão enfatizada no evangelho de João (João 1.1-18).

O ÁTRIO: No átrio havia uma porta (Jo 10:9), mostrando que existe apenas uma porta um único caminho para Deus, e esta porta é o Senhor Jesus.

Nesse átrio encontramos:

a)O altar do holocausto(Jo 1:29), mostra o sacrifício perfeito a redenção de Cristo. Este utensílio aponta para a cruz, onde o cordeiro santo foi imolado como sacrifício para nos remir de todo pecado.

b)O lavatório ou Bacia de Bronze (Jo 4:13, 14), as águas que limpam e purificam, mostra o Cristo purificador, também simboliza a Palavra de Deus purificadora (Jo 15.3, Tg 1.21-24), o bronze simboliza a justiça de Deus pela sua santa Palavra.

No átrio recebemos a Cristo, onde somos por meio de sua palavra e de seu sacrifício purificados e habilitados a entrar na presença de Deus no santuário.

A TENDA: Aponta-nos para a Igreja do Senhor Jesus, como sendo o seu corpo vivo que são a congregação dos seus remidos e santos, onde é feita a morada do Senhor (I Co 6.19).

O SANTO LUGAR: No Santo lugar, encontramos:

a) o candelabro de ouro (Jo 9:5), Representa a direção de Cristo em nossas vidas pelo Espírito Santo em nós. O candelabro é ligado por uma cana de ouro batido que representa a obra perfeita de Cristo no número 7, onde estão acessos os sete candeeiros que representam os sete aspectos perfeitos do Espírito Santo (Ap 1.4, 13; Is 11.2).

b) a mesa dos pães (Jo 6:35), Simboliza a comunhão do corpo de Cristo nosso alimento, representado nas doze tribos de Israel e nos doze apóstolos da Igreja, ou seja a comunhão de Cristo com todo o seu povo, Ele é o pão da vida, o maná que mata por definitivo a nossa fome espiritual;

c) O ALTAR DO INCENSO (Jo 14:6). Representa a oração dos santos, que chega a presença de Deus como incenso aromático (Ap 5.8) e também mostra que Cristo é o nosso mediador, ou melhor o único mediador.

O SANTO DOS SANTOS: Neste lugar santo e especial estava à arca ou propiciatório que tipifica a presença de Deus no seu santo trono glorioso entre os querubins com seu povo santo (Êxodo 25.22) onde o Deus filho, Jesus Cristo a verdadeira arca da aliança veio como Emanuel para habitar entre os homens (Mateus 1.23) e hoje habita conosco na presença do Espírito Santo (João 14.16). No Santo dos Santos encontramos a arca da aliança, que é o Senhor Jesus (Jo 10:30), somente o sumo sacerdote entra no Santo dos Santos. Para termos acesso ao Santo dos Santos devemos adorar ao Senhor, lá é um lugar de adoração, é a Sala do Trono (Ap 6:10-12, 5:12, 4:8-11).

Nenhum comentário: