terça-feira, 4 de novembro de 2008

O TABERNÁCULO DE MOISÉS


INTRODUÇÃO

Os cerimoniais mosaicos foram durante muito tempo na história, um enigma para muitas gerações. O Tabernáculo levantado por Moisés era apenas uma sombra imperfeita de algo mais glorioso que ainda estava para ser manifestado aos homens, por meio do Novo Pacto em Jesus Cristo. Em Hebreus 10.1 lemos: “...tendo a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas...”. Hoje graças à bondade e amor de Deus revelado na obra redentora de Cristo, temos a revelação fiel e verdadeira do verdadeiro significado do tabernáculo, como de toda tipologia bíblica do Antigo Pacto: “O mistério que esteve oculto durante séculos e gerações, e que agora foi manifestado aos seus santos” (Colossenses 1.26).

Estudar o tabernáculo é praticamente estudar a nossa doutrina cristã em sua dimensão e profundidade, é entender o plano salvívico e redentor de Deus para toda a humanidade, através dos oráculos de Javé antes revelado a Israel, em sua lei, com toda sua simbologia e ritualística. Tudo o que ali era praticado apontava para Cristo. Cada utensílio em particular, bem como o seu manuseio e ornamentação da Tenda da Congregação nos revela a excelência da revelação dos mistérios de Deus em Jesus Cristo manifestado nos evangelhos e na doutrina dos apóstolos a sua igreja.

Portanto o Tabernáculo, construído por Moisés no deserto, deixou profundas lições para a igreja, tanto através da rica tipologia dos seus objetos, como também pelo significado espiritual do sacerdócio, dos sacrifícios e das celebrações.

O TABERNÁCULO

REFERÊNCIAS BÍBLICAS:

Êxodo 40:1-16, Êxodo 25:1-9

Nenhum comentário: