terça-feira, 4 de novembro de 2008

CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO


Suas principais partes eram:

a) A CERCA: Uma cerca com 60 colunas de bronze, do qual a congregação dos filhos de Israel estavam separados.

b) O PORTÃO DO ÁTRIO: Constituído por uma grande cortina de linho fino representado nas cores azul, carmesim, púrpura e branco sustentado por quatro colunas.

c) O ÁTRIO: Um pátio descoberto e cercado de alpendres. Êxodo 27.9-19; 38.9-20

d) A TENDA: Estrutura ou cobertura feita com peles de animais marinhos e carneiros.

e) O SANTO LUGAR: Um compartimento do Tabernáculo antecedente ao santíssimo, separado a este por um véu aonde estavam o candelabro e a mesa dos pães da preposição.

f) O SANTO DOS SANTOS: Além do véu da separação estava o santo dos santos, lá ficava a arca da aliança, onde somente o sumo sacerdote tinha acesso. Lugar de adoração, onde estava à presença de Deus no seu santo trono entre os querubins.

Seus principais utensílios eram:

a) O ALTAR DE BRONZE – Êxodo 27.1-8; 38.1-7. Onde eram oferecidos os holocaustos pelo pecado do povo.

b) A BACIA DE BRONZE – Êxodo 30. 17-21; 38.8. Onde o sacerdote se lavava para em purificação para entrar no santo lugar.

c) O REPOSTEIRO – Êxodo 26.36-37. A cortina de entrada da tenda.

d) A MESA DOS PÃES DA PREPOSIÇÃO – Êxodo 25.23-30. Nessa mesa estavam os doze pães, que eram comidos pelos sacerdotes nos sábados e substituídos no mesmo dia.

e) O CANDELÁBRO DE OURO – Êxodo 25.31-40; 37.17-24. Era um castiçal de sete braços, onde eram acesas com óleo as suas lâmpadas que ficavam sempre acesas durante todo o dia.

f) O ALTAR DO INCENSO – Êxodo 30.1-10; 37.25-28. Ficava diante do terceiro véu. Era uma peça de madeira revestida em ouro. Nesse altar o sacerdote queimava em adoração o incenso aromático diante do Senhor.

g) A ARCA – Êxodo 25.10-16; 37. 1-5. Feita em madeira e revestida em ouro, tinha dois querubins em lados opostos com suas asas apontando para o centro do propiciatório. Ali o sumo-sacerdote aspergia sangue sobre suas pontas e invocava a presença de Deus adorando-o e intercedendo pelo povo.

Esse conjunto formava o que se chamava Tabernáculo.

Nenhum comentário: