terça-feira, 4 de novembro de 2008

O QUE ERA O TABERNÁCULO E QUAL A SUA FINALIDADE


O Tabernáculo era uma grande tenda coberta com pele de animais, geralmente de cabras e de golfinhos. Por dentro havia um cortinado de linho fino branco retorcido e objetos de prata, ouro, bronze e madeira de acácia para culto e cerimônia, todos organizados e postos em lugares e posições especifica de acordo com sua ordem cerimonial.

Quem projetou a planta do Tabernáculo foi Moisés, segundo o modelo que Deus havia lhe mostrado no monte (Êxodo 25.9 e Êxodo 26.30).

O Tabernáculo era uma estrutura móvel, adaptada para a comunidade judaica nômade que vivia no deserto a partir da saída do Egito rumo a Canaã e servia como templo de culto, sacrifício e adoração. Era desmontável e portátil. Ficava no meio das doze tribus de Israel, e era cercada com um muro de peles de animais, e tinha uma tenda fechada dentro onde somente os sacerdotes da ordem levítica tinham acesso. O povo ficava somente no pátio.

Nessa tenda eram realizados os sacrifícios de animais pelos pecados do povo, “a expiação”. Incenso aromático era queimado, e o nome do Senhor era invocado e adorado pelos levitas e todo o povo. Ali estava dentro do Santíssimo, a arca da aliança contendo as tábuas da lei, a vara de Arão e o pote com o maná, ou propiciatório onde estava representada a presença santa do Senhor, no meio de seu povo, onde somente o sumo-sacerdote uma vez por ano podia entrar e oferecer culto a Deus.

O Tabernáculo também era conhecido como Tenda da Congregação ou do encontro, porque ali o povo se congregava para se encontrar com seu Deus (Lv 1.1; Ex 33. 7-11); e santuário devido à presença santa do Senhor que habitava nele. (Ex 25.8).

Nenhum comentário: